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Notícias - 11/2024

ESTRATÉGIAS PARA FIDELIZAR CLIENTES

A saúde de qualquer negócio é avaliada de acordo com a base de clientes, afinal, sem público, não existe empresa. O fortalecimento do e-commerce durante a pandemia aumentou o território de conquista dos empreendedores.

Essa expansão do mercado causou uma saturação e, consequentemente, impôs um desafio para as pequenas, médias e grandes empresas que, para manter o crescimento do negócio, tiveram que investir em estratégias para atrair cada vez mais consumidores.

De acordo com o coordenador do curso de Administração da Anhanguera, professor Isaac Steil Nogueira: “O relacionamento com todos os clientes deve ser nutrido com frequência, independentemente de ser uma nova conquista ou já fidelizado".

Contrato de Experiência Profissional

Como costumam dizer, manter é mais difícil do que conquistar. Um público fiel é valioso para qualquer marca. Criar uma comunidade engajada com o negócio é um símbolo de sucesso no mercado e empresas que não estão focadas no cliente estão mais propensas a perder do que ganhar”, avalia o docente.

Clientes fiéis tendem a comprar na mesma loja repetidas vezes, mesmo que a opção não seja a mais barata naquele momento. Um levantamento da Salesforce Research, afirma que 89% dos consumidores voltam a comprar em um mesmo estabelecimento após uma boa experiência de atendimento e alguns pontos destacados são a comunicação, confiança, produtos de qualidade e bom atendimento. Isso vale também para o setor de serviços.

Saiba quais são as estratégias para fortalecer o relacionamento e conseguir destaque no mercado:

» A experiência do cliente deve ser uma prioridade
Você sabe quais são os pontos de contato do público com a sua empresa? Presencial ou virtual, para garantir uma experiência única ao cliente, é preciso que o negócio esteja focado nesse comprador e não nas próprias necessidades.

Um time de funcionários engajados e cientes sobre o propósito da marca é capaz de tornar o atendimento mais humanizado e agradável. Por isso, priorize treinamentos e capacitações de equipe, políticas de troca, atendimento ao cliente, entre outras formas que faça o consumidor se sentir satisfeito ao fechar negócio.

» Programa de fidelização e tratamento VIP
Consumidores satisfeitos devem se sentir especiais, por isso investir em programas e clubes de fidelidade pode elevar a percepção do público sobre o seu negócio. Lembrando que é importante disponibilizar produtos e serviços que continuem atendendo as necessidades dos compradores.

Quanto maior a exclusividade da oferta, maior será o afeto entre marca e consumidor. Portanto, uma maneira de recompensar sua comunidade é oferecer cupons e descontos exclusivos, planos personalizados, envolver o cliente na criação de um lançamento, entre outras possibilidades.

 

» Para ser lembrado é necessário investir no pós-venda
Estar próximo do cliente no pós-venda é uma forma de tornar sua marca memorável, principalmente, se o desejo é que o comprador retorne até a loja física ou online. Busque manter uma comunicação frequente através de e-mails ou aplicativos de mensagens, encaminhando novidades, promoções e pesquisas de satisfação para descobrir pontos que devem ser melhorados.

Encantar o consumidor faz a sua marca ocupar um espaço na mente dele, capaz de reduzir a margem para a concorrência.

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